Dicas

Mantenha seu carro sempre novo.


Alinhamento

Aumenta a vida útil dos pneus. O veículo bem alinhado oferece menor atrito entre os pneus e o solo, aumenta a estabilidade em curvas e melhora a dirigibilidade do veículo.


Balanceamento

Impede oscilações do volante e da carroceria. O veículo balanceado roda sem vibrações, o que ameniza o desgaste de todas as peças da suspensão.


Pastilhas e lonas

O freio é item fundamental na segurança do veículo. As pastilhas e as lonas gastas diminuem a capacidade de frenagem, aumentando o espaço que o veículo percorre até parar. Os discos de freio gastos podem quebrar com a temperatura de frenagem.


Fluido de freio

O fluido de freio tem um prazo de validade, o que poucos sabem! Ele tem como característica técnica ser “higroscópico” ou seja, ele retém umidade do ar. Isso faz com que o ponto de ebulição abaixe pela presença da água. Em freadas que solicitam maior “força” das pastilhas, o aquecimento do sistema de freio provoca bolhas de ar no óleo, fazendo com que o pedal abaixe sem provocar pressão nos freios. O fluidode freio deve ser trocado a cada ano ou a cada 10.000km.


Óleo do motor e filtros

O óleo do motor tem como característica técnica ser “detergente”, ou seja, ele retém todas as impurezas do motor. Isso faz com que os limites de quilometragem de troca sejam obedecidos, pois filtro e o óleo perdem o poder de limpeza e lubrificação. Trocar óleo antes do limite de quilometragem estipulado pelo fabricante só traz benefício para o motor. As características do óleo recomendado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo, devem ser observadas.


Água do radiador

Os veículos, hoje, tem sistema de arrefecimento com radiador “selado”. Isso dá mais tranqüilidade ao proprietário do carro, uma vez que não é necessário estar sempre verificando o nível de água do radiador. No entanto, a água do radiador selado deve ser misturada a um líquido a base de propilenoglicol, que altera o ponto de ebulição da água, uma vez que nesse sistema de radiador a pressão é bem maior. Em toda parada do carro na oficina devemos aproveitar a oportunidade para verificação do nível de água no reservatório (que deve ser feito com o motor frio) e o estado da mistura de propilenoglicol, para evitarmos motores com aquecimento. Sempre que possível é interessante fazer a limpeza do sistema de arrefecimento, com a substituição do líquido. Isso evita altas temperaturas do motor e a formação de bolhas na água, que, sob alta pressão, escavam buracos nas paredes do motor. Radiador limpo com aditivo novo aumenta a vida útil do motor.


Óleo de caixa

Como não é comum estabelecer um limite de quilometragem para este óleo, sempre que o carro parar na oficina é bom conferir o nível e, se necessário, completá-lo. Além de lubrificar, ele mantém a temperatura de funcionamento das engrenagens da caixa de marchas.


Embreagem

A embreagem tem como principal função transmitir a força do motor para as rodas e possibilitar as mudanças de marchas. Em uma cidade com muitas subidas e sinais de trânsito, o seu uso torna-se muito intenso. O seu desgaste pode provocar patinação que, na maioria das vezes, o motorista nem percebe. Esse fato aumenta o consumo de combustível e põe em risco a segurança, pois o limite é o carro parar. Faça a verificação e a regulagem sempre que o carro parar na oficina. Se necessário e se a troca for recomendada pelo técnico, autorize a sua substituição para obter melhor rendimento do carro e menor consumo de combustível.

 

Limpeza dos bicos injetores

Os bicos injetores são tão importantes para o carro como as artérias são para o corpo humano. Da mesma forma que vivemos lutando contra o colesterol e a gordura, procurando deixar veias desentupidas para que o sangue circule melhor pelo organismo, o bico injetor do automóvel deve estar sem sujeiras, para que a gasolina circule livremente até os cilindros, o coração do motor. A maior causa de mal funcionamento do bico injetor é a sujeira acumulada. Em uma país como o Brasil, onde a gasolina às vezes é de má qualidade, o problema é bastante comum, e não há ponte de safena que resolva. O carro que tiver um ou mais bico injetores sujos pode enfartar. Começa a engasgar, sofre perda de potência e trabalha de forma incorreta, aumentando o desgaste das peças e um conseqüente aumento do consumo de combustível.


Correias do motor

As correias ressecadas podem se partir, gerando prejuízos para a área do motor que elas comanda. A correia da bomba d’água pode, se rompida, elevar a temperatura do motor até fundi-lo. A correia da direção hidráulica, se rompida, endurece a direção, deixando o carro difícil de dirigir e causando riscos de graves acidentes. A correia do alternador, se rompida, para o sistema de ar condicionado e elétrico. As correias dentadas com desgaste são as causadoras dos mais graves problemas. Devem ser substituídas nos intervalos de quilometragem determinados pelo fabricante. Se rompidas, o veículo para de funcionar imediatamente, podendo na maioria das vezes causar sérios danos ao motor.


Velas de ignição

As velas têm duas funções no carro: provocar a ignição da mistura de ar e de combustível, gerando a força do motor, e remover calor da câmara de combustível. Velas com abertura desregulada ou eletrodos desgastados não provocam a queima correta do combustível, provocando perda de potência e o consequente aumento de consumo de gasolina.


Coxins do motor

Os coxins prendem o motor na carroceria do carro. São de borracha para evitar transmissão da vibração do funcionamento do motor para a carroceria, o que pode provocar fadiga em diversos suportes de equipamentos fixados na carroceria. Quando quebrados, os coxins deixam o motor deslocar nas acelerações, o que provoca o estrago de outras peças.

 

Coifas de homocinética

Protegem as homocinéticas de sujeiras e também guardam a graxa para lubrificação das mesmas. Quando ressecadas, cortam e deixam a graxa sair e a sujeira entrar, danificando e quebrando as homocinéticas. A sua verificação é importante sempre que o carro parar nas oficinas, pois o seu preço é bem mais baixo do que o da homocinética.
 

Amortecedores

Os amortecedores tem a finalidade de controlar a quantidade de energia que entra e sai das molas. Eles amortecem o movimento da suspensão, para cima e para baixo, em harmonia com as molas, de maneira a deixar os pneus do veículo sempre em contato com o solo. Amortecedores danificados não amortecem o movimento das molas, deixando a roda do veículo “pular”, perdendo o contato com o solo, e deixando o carro sem estabilidade correndo o risco de perder a sua trajetória. Além disso, aumentam muito a vibração do veículo, causando desgaste prematuro das demais peças da suspensão e também dos pneus.


Rolamentos de roda

É por meio dos rolamentos das rodas que os carros “deslizam” com suavidade pelas ruas. Quando desgastados, apresentam folgas que comprometem outras partes da suspensão e também provocam uma elevação de sua temperatura, podendo até fundir. Sempre que o carro parar na oficina é bom verificá-los e se necessário ajustar sua folga (quando permitido), caso contrário a substituição será inevitável.


Check-up da suspensão

É por meio da suspensão do veículo que temos conforto, estabilidade e segurança nas viagens. Ela é composta de bandejas, buchas, molas, pivôs, amortecedores, tensores, etc. Sua verificação é de extrema importância, pois pequenas folgas nesses itens podem trazer grande prejuízo para estabilidade e dirigibilidade do veículo, provocando desgaste precoce dos pneus e até mesmo comprometendo gravemente a segurança das pessoas.
 

Rodízio de pneus

A média de uso de um pneu de passeio em condições normais de calibragem, de alinhamento, de suspensão e de balanceamento é de 30.000km; para atingir-se esta média é necessário o rodízio de pneus, uma vez que os pneus das rodas dianteiras, que são direcionadas e na maioria das vezes de tração, tem desgaste maior. Sempre que houver uma oportunidade de parar o carro, venha a Pneubrasa e peça orientação sobre o rodízio para um consultor/técnico de vendas.
 

Desenvolvido Por:
AZ Comunicação

Av. Cristiano Machado, 1.211 - Graça - CEP: 31.140-660 - BH - MG
Telefone: (31) 3423-4578 / 3423-4614
Copyrigth © 2011 - Pneubrasa Autocentro